Notícias

NOTÍCIAS
Jul 20 2012

Entender Como se Aprende para Aprender como se Ensina

 

O psiquiatra Júlio Furtado abriu o segundo dia do V Congresso Internacional Conexão RCE, da Rede Católica de Ensino. Furtado iniciou sua apresentação ressaltando o caráter processual do aprendizado. O ponto central da dissertação foi a importância da atenção dos professores a quem aprende para descobrir os caminhos que facilitam o processo. “A aprendizagem é um processo interno que, portanto, nos coloca na responsabilidade de externalizar das mais variadas formas”. Uma dessas formas de externar o aprendizado pontuadas pelo professor foi o processo avaliativo, no entanto, ele questionou a validade das avaliações em seu formato atual para verificar de forma completa o processo de aprendizagem.

 

Em seguida, foram citados três processos que envolvem o aprendizado: emocionais, cognitivos e psicossociais. A interação entre eles forma a Disposição para Aprender (DPA), sobre a qual os professores podem intervir de algumas formas. “Se o professor identifica comportamentos incomuns em algum aluno, pode chegar até ele e comentar que notou sua diferença, perguntar se está acontecendo alguma coisa. Receber atenção especial é sempre muito bom”, exemplifica ele.

 

Segundo ele, a DPA ainda depende de momento de vida, história pessoal de aprendizagem e percepção do contexto. “É mais adequado que o professor reconheça os avanços de cada aluno, mesmo que pequenos, pois assim contribui para o aprendizado dos alunos com histórias de aprendizagem de sucesso, neutralidade e fracasso”, propõe. Outro aspecto ressaltado foi a diferença entre ensinar e mediar o aprendizado. “Ensinar pressupõe a ideia de que o conhecimento sai do professor e entra no aluno, que é uma ideia equivocada. Mediar a aprendizagem é apresentar o conteúdo, que deve ser revestido de atrativos para que os alunos se interessem por ele, envolve uma série de elementos sensoriais e não apenas a audição, como era pensado”, comenta.

 

Veja todas
as notícias
Depoimentos A Equipe da Rede RCE é preparada, moderna, atualizada e, principalmente, presente dentro de nossas Escolas. Prof. Ricardo Alencar Ribeiro
Faça parte desta Rede Conheça as vantagens de ser uma Escola Integrada à RCE.
Clique aqui e entre em contato conosco.
Siga, Curta e Compartilhe: Sense8 Copyright 2013 - Rede RCE – Educação e Valores - Todos os direitos reservados